SEJA BEM-VINDO EM NOME DE JESUS

Esse blog tem objetivo de divulgar a palavra de Deus através de estudos bíblicos .







Venha estudar comigo, mande sugestões de tema para juntos aprendermos da palavra de Deus.





Nesse momento estamos estudando o livro de apocalipse capítulo por capítulo, cada estudo sendo publicado uma vez por semana nas segundas-feiras!





terça-feira, 4 de maio de 2010

ESTUDO 5

Capítulo 3 - continuação das cartas às Igrejas

“Ao anjo da igreja em Sardes escreva:“Estas são as palavras daquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas. Conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, mas está morto. Esteja atento! Fortaleça o que resta e que estava para morrer, pois não achei suas obras perfeitas aos olhos do meu Deus. (Ap. 3.1-2)



Sardes era conhecida por sua cultura, por suas artes e artesanatos, e foi o primeiro lugar a produzir moedas de ouro e prata, eles se orgulhavam por causa da industria de lã e de tinturaria que possuía, era uma cidade que alcançou o seu apogeu quando era capital do reino da Lídia, mas ela também era conhecida por sua arrogância e sua soberba. A invasão Persa levou a queda de Sardes, que três séculos mais tarde foi capturada novamente pelos Romanos. Mas o que mais destruiu a cidade foi o terremoto em 17 d.C, arruinou completamente a cidade física e financeiramente 1 . Era uma cidade que vivia apenas do seu passado de glória, mas agora era uma cidade sem significado, uma cidade morta.
Jesus se apresenta a Igreja de Sardes como aquele que possui o Espírito Santo e os pastores das Igrejas. Ele é o soberano e controla todas as coisas, é Nele que está toda a plenitude de poder e de sabedoria.
E diferente das outras cartas onde Jesus elogia e depois critica. Aqui o Senhor não tinha muito que destacar como virtudes daquela Igreja, então Ele começa logo adverti-los. E o que Jesus condenou de pronto foi à hipocrisia da Igreja, tinha fama de algo que não era, pensava que estava viva, mas aos olhos de Deus estava morta.
A hipocrisia foi uma das coisas que Jesus mais condenou quando viveu entre nós, Ele não suportava os religiosos que tinha aparência de santidade, mas eram sepulcros caiados (Mt 23.27).
A Igreja de Cristo precisa ser autentica, viver aquilo que prega, ser aquilo que diz. E Jesus diz ao seu líder fortaleça os que estão fracos na fé, os que estão prestes a morrer espiritualmente.



Lembre-se, portanto, do que você recebeu e ouviu; obedeça e arrependa-se. Mas se você não estiver atento, virei como um ladrão e você não saberá a que hora virei contra você. “No entanto, você tem aí em Sardes uns poucos que não contaminaram as suas vestes. Eles andarão comigo, vestidos de branco, pois são dignos. O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. (Ap. 3.3-6)



Jesus exorta aquela igreja à obediência e ao arrependimento, ao abandono da vida de pecado, Jesus exorta a vigilância, Ele poderia a qualquer momento vir e estabelecer juízo contra aquela Igreja que já estava morta, pois objetivo da Igreja no mundo é ser o Sal da Terra a Luz do mundo, quando a Igreja perde o sabor, perde a cor, perde a vida, também perde o seu sentido de existir (Mt. 5.13-14).
Mas naquela Igreja nem todos estão mortos espiritualmente, nem todos viviam uma vida, de hipocrisia e de pecado. Ali existiam alguns, poucos é verdade, mas que perseveravam em santidade, viviam uma vida autentica. E para esses Jesus prometeu a vida eterna, prometeu reconhecê-los diante do Pai e ainda prometeu vesti-los de vestes brancas para destacar sua pureza e santidade.


“Ao anjo da igreja em Filadélfia escreva: “Estas são as palavras daquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir. Conheço as suas obras. Eis que coloquei diante de você uma porta aberta que ninguém pode fechar. Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome. (Ap. 3.7-8)


A cidade Filadelfia foi fundada por Atalo II Filadelfo (159-138 a.C) que por amor ao seu irmão Eumene, dedicou essa cidade a ele e colocou o nome de Filadélfia que significa “amor fraternal”. Essa cidade fora fundada para ser uma porta aberta para helenização da Ásia, era um centro de disseminação de línguas, da cultura e dos costumes gregos.
Essa cidade era importante porque ela ficava a porta do correio imperial, ela foi chamada de a porta do oriente, essa cidade era de grande oportunidades.
A cidade de Filadelfia era um lugar que sofria muito com os terremotos, lá era uma região vulcânica, o mesmo terremoto que destrui Sardes, também acabou com a cidade de Filadélfia.
A cidade de Filadelfia foi batizada com um novo nome por volta do ano 90 d.C, depois que a cidade foi reconstruída pelo Imperio Romano, então ela passou a se chamar Neocesária, ou seja, a nova cidade de César, uma homenagem ao Imperador Tibério que investiu na reconstrução da cidade.

Jesus é tão sábio, tão inteligente que se apropria do contexto, dos acontecimentos para fazer uma ponte para pregação do evangelho e nós observamos isso tanto nas cinco primeiras igrejas, como agora aqui em Filadélfia.
Jesus se apresenta como Santo e Verdadeiro, para mostrar que Nele esta a plenitude de Deus e da verdade, encontraste com aqueles falsos mestres que se consideravam, homens de Deus mas que negavam Jesus Cristo, e portanto tinham uma mensagem mentirosa.
Que tem a chave de Davi que abri a porta que ninguém fecha e fecha portas que ninguém abri, isso quer dizer que a Igreja de Filadélfia estava localizada em um lugar de grande oportunidades para expansão do evangelho, se a cidade foi fundada para ser uma porta da expansão do helenismo, agora ela seria a porta para expansão da verdade, para expansão do evangelho. E A Igreja de Filadélfia estava diante dessa grande oportunidade.
Jesus descreve que aquela Igreja tinha pouca força, talvez por seu tamanho, mas isso não importa para Jesus, o que importa para Deus é que eles eram fieis, e por isso Deus coloca diante dela uma porta que ninguém pode fechar, porque se aos olhos do mundo essa Igreja era fraca, com poucos recursos, para Deus ela era forte, porque sua força não estava em si mesmo, mas sim Jesus Cristo.



Veja o que farei com aqueles que são sinagoga de Satanás e que se dizem judeus e não são, mas são mentirosos. Farei que se prostrem aos seus pés e reconheçam que eu o amei. Visto que você guardou a minha palavra de exortação à perseverança, eu também o guardarei da hora da provação que está para vir sobre todo o mundo, para pôr à prova os que habitam na terra. (Ap. 3.9-10)



Jesus diz que humilharia os Judeus que eram soberbos, que achavam que eram dono da verdade, povo de Deus, mas que negava Jesus cristo e ainda perseguia a sua Igreja, eles seriam humilhados por Jesus e reconheceriam que Jesus ama a sua Igreja, e que a Igreja que é o verdadeiro povo de Deus.
Jesus então faz uma promessa que guardará a Igreja de Filadelfia da grande tribulação que estava por vir a todo mundo. Eles guardaram a palavra e por isso Jesus também os guardariam.



“Venho em breve! Retenha o que você tem, para que ninguém tome a sua coroa. Farei do vencedor uma coluna no santuário do meu Deus, e dali ele jamais sairá. Escreverei nele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce dos céus da parte de Deus; e também escreverei nele o meu novo nome. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. (Ap. 3.11-13)



Jesus encerra a carta exortando a fidelidade, e prometendo fazer da sua Igreja uma coluna, que simboliza estabilidade, firmeza, a igreja que se mantivesse fiel, seria uma igreja inabalável, podia vir terremoto, podia vir perseguição, podia vir heresia, mas eles seriam uma coluna no santuário de Deus.

Para os fieis Jesus promete a vida eterna e faz uma comparação com a mudança de nome da cidade de Filadélfia, estava dizendo para Igreja que isso não deveria abalar a Igreja, porque a sua verdadeira cidade era a Jerusalém celestial, eles seriam habitantes da cidade de Deus.



“Ao anjo da igreja em Laodicéia escreva:“Estas são as palavras do Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o soberano da criação de Deus. Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! (Ap. 3.14-15)



Laodicéia, era uma pequena cidade situada no vale de Licos, na província de Frigia. Foi fundada pelo Imperador Antiochus II da Síria, no 3º século AC., em homenagem à sua esposa Laodicéia.
Seus habitantes eram sírios e judeus que vieram do exílio babilônico. Mais tarde, em 190 a. C., a cidade ficou no meio de grandes rotas comerciais do oriente, e com isso enriqueceu muito.
Laodicéia era famosa por 3 atividades essenciais: confecção de roupas e tapetes de lã, tinha um fortíssimo centro bancário com uma reserva fabulosa de dinheiro e ainda tinha uma escola de medicina que fabricava um raro colírio para cura dos olhos.
Possivelmente o evangelho foi levado à Laodicéia por Timoteo, João Marcos e Epafras.
Tem um outro pequeno detalhe sobre a cidade de Laodicéia. Apesar de sua notável riqueza em ouro, indústria têxtil e medicina, a cidade padecia de água, Laodicéia era um verdadeiro deserto. A água precisava ser importada.
Laodicéia estava no meio de duas cidades. Hierápolis, há poucos quilômetros dali, era um verdadeiro ‘spa’ antigo, com suas fontes de água quente, usadas para o tratamento de varias doenças. Do lado oposto, estava Colosso, uma pequena cidade cercada de fontes de água mineral fresca. Dessas duas cidades, vinha a água para Laodicéia. Elas vinham através de pequenos canos de barro. Mas, veja a sina de Laodicéia: a água quente que vinha de Hierápolis, chegava morna em Laodicéia, e a água fresca de Colosso, esquentava no calor do sol e chegava também morna em Laodicéia.
Jesus se utiliza dessas informações da cidade para falar ao coração da Igreja, para transmitir verdades espirituais. O Senhor se apresenta como o Soberano de toda a Criação, todas as coisas foram feitas por Ele e para Ele, tudo pertence a Cristo, mas aquela Igreja havia se esquecido do seu Deus, devido as suas riquezas. Jesus não faz nenhuma menção de virtudes para essa Igreja.


"Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca. Você diz: ‘Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada’. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego, e que está nu". (Ap.3.16-17)



Jesus conhece todas as coisas, ele sabe como esta o nosso coração, como esta a temperatura da nossa fé, os crentes de laodiceia na eram quentes, ou seja não eram crentes fervorosos, crentes fieis, mas também não eram frios, eles diferentes das outras igrejas, eles não tinham heresias, não eram imorais, não tinham falsos mestres, mas o problema dessa Igreja é que ela estava acomodada consigo mesmo, eles se avaliavam e acham que estavam bem demais, tinham dinheiro, conforto, tinha de tudo, e o fervor havia ido embora eles não tinham nem percebido. Eles estavam cegos, ricos materialmente, mas pobre espiritualmente, estavam cobertos com roupas finas, mas estavam nus diante de Deus.

Essa igreja estava dando tanto desgosto a Jesus, que Ele disse que tinha vontade de vomitá-los de sua boca. Jesus estava dizendo aquela Igreja que à amava, mas que ela estava provocando tristeza.


"Dou-lhe este conselho: Compre de mim ouro refinado no fogo, e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar. “Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se". (Ap. 3.18-19)



Jesus desafia-os a comprar as riquezas espirituais, a buscar as riquezas dos céus, ai sim eles seriam ricos, desafia-os buscar a santidade, ai sim eles estariam cobertos da nudez do pecado e desafia-os a abrir os olhos espirituais, porque eles estavam cegos, os seus colírios não faziam efeito a sua cegueira espiritual.
Jesus exorta a Igreja ao arrependimento, porque Jesus ama a Igreja e disciplina aqueles que ama. (Hb. 12.5-6)



"Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo. “Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas”. (Ap. 3.20-22)



Depois de exortar a Igreja, Jesus convida a Igreja a uma profunda comunhão, veja como isso é muito interessante, Jesus esta do lado de fora e quer entrar para viver uma comunhão com aquela Igreja que estava no inicio provocando Lhe náusea, mas se alguém se arrependesse e abrisse a porta, Jesus entraria para um banquete espiritual.
E Jesus ainda promete lugar nobre ao seu lado na eternidade para quem vencesse o estado de apostasia que aquela igreja enfrentava.



A que se encerra a primeira visão de João no apocalipse, essa primeira visão é Jesus no meio da Igreja. É Jesus mostrando que conhece a Igreja, suas lutas, suas dificuldades, suas obras, sua fidelidade, seus pecados, ora elogiando, ora advertindo, mas ele esta junto de sua noiva, esta passeando pelos candelabros de ouro e tem o controle de tudo em suas mãos.


___________________________________
1 - HALLEY, Henry Hampton . Manual Bíblico de Halley, p. 736

Nenhum comentário: