SEJA BEM-VINDO EM NOME DE JESUS

Esse blog tem objetivo de divulgar a palavra de Deus através de estudos bíblicos .







Venha estudar comigo, mande sugestões de tema para juntos aprendermos da palavra de Deus.





Nesse momento estamos estudando o livro de apocalipse capítulo por capítulo, cada estudo sendo publicado uma vez por semana nas segundas-feiras!





segunda-feira, 26 de abril de 2010

ESTUDO 4

Capítulo 2 - Carta as Igrejas


"Ao anjo da Igreja em Éfeso escreva: Estas são as palavras daquele que tem as sete estrelas em sua mão direita e anda entre os sete candelabros de ouro". (Ap 2.1)


Ao anjo - Significa que a carta escrita para a Igreja de Éfeso esta sendo endereçada para o líder da Igreja ou Pastor.

Estas são as palavras daquele – esta se referindo à Jesus assim como os versículos (Ap 1:13/1:16).

Sete estrelas em sua mão direita – nos indica que Jesus tem em suas mãos os pastores das Igrejas, tem autoridade sobre eles, tem o controle total da Igreja.

Sete candelabros de ouro – Significa que Jesus esta no meio de sua Igreja, Jesus não está distante, mas esta junto com os cristãos. E essa mensagem era de extrema importância para Igreja, devido ao sofrimento que eles estavam enfrentando com os martírios, com as torturas, o cenário da perseguição era de derrota, de abandono, mas Jesus aqui esta dizendo que Ele não abandonou sua noiva, pelo contrário Ele esta andando no meio dela.


"Conheço as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança. Sei que você não pode tolerar homens maus, que pôs à prova os que dizem ser apóstolos mas não são, e descobriu que eles eram impostores. Você tem perseverado e suportado sofrimentos por causa do meu nome, e não tem desfalecido. “Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor. Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do lugar dele".(Ap 2.2-5)


Jesus começa elogiando a Igreja dos Efésios, pelas suas obras, pelo seu trabalho e pela paciência diante da tribulação, mas logo em seguida faz sua cobrança e começa dizendo que a Igreja de Éfeso precisava de arrependimento e que voltasse a praticar o primeiro amor, as primeiras obras, se não Jesus estabeleceria Juízo contra a própria Igreja.

Jesus estava avisando que se a situação continuasse daquela forma a Igreja perderia o direito de existir, a Igreja de Jesus precisa ser o Sal da Terra e caso isso deixe de acontecer que serventia tem a Igreja? (Mt 5.16). E isso de fato aconteceu, a Igreja e a cidade de Éfeso, segundo a história foi completamente destruída. “ Hoje não restam nem opulência, nem mesmo templos pagãos suntuosos, nem o porto, que o próprio Mar destruiu e aterrou”1.


"Mas há uma coisa a seu favor: você odeia as práticas dos nicolaítas, como eu também as odeio". (Ap 2.6)



Nicolaítas – "Segundo Eusébio de Cesaréia, os Nicolaítas eram um grupo herético, que tinha como fundador Nicolau, um daqueles diáconos que, com Estevão, fora escolhido pelos apóstolos para cuidar dos necessitados (At.6.5). Os Nicolaítas tinham como doutrinas a furnicação e a imoralidade sexual"2.



“Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus". (Ap 2.7)


"No apocalipse vencer significa permanecer fiel ao Senhor a despeito das tentações e perseguição. Os mártires, por serem fiéis até a morte iriam vencer o mal e a besta"3 . E comer da árvore da vida é participar da eternidade.


“Ao anjo da igreja em Esmirna escreva:“Estas são as palavras daquele que é o Primeiro e o Último, que morreu e tornou a viver". (Ap 2.8)



A introdução da carta para a Igreja de Esmirna está dizendo que as palavras são de Jesus o criador e consumador de todas as coisas, aquele que morreu e ressuscitou.

Esmirna ficava 55 km de Efésios era segunda maior cidade em importância da Ásia Menor, era com certeza a cidade mais bonita da Ásia na Época, era uma cidade que tinha um grande comércio, pois era uma cidade portuária. Eles também eram muito influentes no esporte, era o pólo esportivo do mundo na época. Era também um lugar de grande concentração cultural, tinha grandes bibliotecas, famosos teatros, palácios, “belos prédios públicos que coroava o cume do monte Pago como um diadema”4.

Na há informação de quem fundou essa Igreja, mas podemos dizer que foi o Apóstolo Paulo que fundou essa Igreja, até porque Paulo ficou três anos em Éfeso e segundo o livro de atos dos apóstolos, a partir de Éfeso o evangelho conquistou toda a Ásia Menor (At. 19.10).

Esmirna também é símbolo de ressurreição, pois ela tinha sido construída a mil anos antes de Cristo, e ela foi destruída completamente por volta dos ano 600 a.C, e por volta de 200 a.C, essa cidade foi reconstruída e se tornou a cidade mais bonita da Ásia,

Esmirna era símbolo de fidelidade a Roma, porque esmirna já havia ajudado Roma muito antes de Roma ser potência mundial. Esmirna depois de Roma era o maior centro mundial de adoração ao Imperador, no ano 195 a.C de Cristo, levantou um templo a deusa Roma a própria cidade era considerada uma divindade. E no ano 26 a.C. Esmirna dedica um templo em adoração ao Imperador, que na época era Tibério.

Esmirna era um centro de oposição de Judeus a Igreja Cristã, ali existia uma grande quantidade de Judeus e a única explicação razoável para essa quantidade de Judeus seja o comércio.

Policarpo foi pastor da Igreja em Esmirna e talvez fosse ele o Pastor na época do Apocalipse. Policarpo foi discípulo pessoal de João, sua morte ficou registrado na história e talvez seja um dos martírios mais famosos.

Esses detalhes são importantes porque vamos ver como Jesus vai usar esses detalhes históricos para falar a Igreja.


“Conheço as suas aflições e a sua pobreza; mas você é rico! Conheço a blasfêmia dos que se dizem judeus mas não são, sendo antes sinagoga de Satanás.. (Ap 2.9)


Jesus esta dizendo que tem conhecimento da tribulação, das aflições e das dificuldades financeiras que a Igreja de Esmirna estava enfrentando, por conta da perseguição, e eles se mantiveram fiel diante dessa situação caótica que enfrentavam.

A pobreza que a Igreja de Esmirna enfrentava era de necessidade mesmo, necessidade até do básico, esse se dava primeiro por causa que a Igreja de Esmirna era composta por muitos escravos e segundo os Cristãos que tinham bens, tiveram suas propriedades confiscadas, tudo estava contra os cristãos daquela igreja.

Quando Jesus se refere aos Judeus que são sinagogas de Satanás, Ele esta dizendo que na verdade aqueles Judeus que se consideram o povo escolhido de Deus, a sinagoga do Senhor, a bem da verdade são é templo do Diabo, pois esses cederam a pressão da perseguição e provavelmente adoraram o imperador e pior ainda se tornaram ferramentas nas mãos dos romanos para perseguir a Igreja de Jesus, eles se reuniam na sinagoga para tramar contra os cristãos e para persegui-los.

E interessante destacar que Jesus não faz nenhuma restrição ao comportamento cristão da Igreja de Esmirna, ela era uma Igreja exemplar.


"Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. O Diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida. “Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. O vencedor de modo algum sofrerá a segunda morte".(Ap 2.10-11)


No versículo dez o Senhor alerta a Igreja de Esmirna que eles enfrentariam uma perseguição brutal e que alguns seriam levados a prisão, por um tempo curto mas seria um terrível sofrimento.

Os dez dias mencionados ainda no versículo dez, nós não podemos entendê-lo como literal, dez significa um tempo limitado, mas completo, ou seja eles seriam presos e passariam pouco tempo na prisão mas esse tempo seria o suficiente para serem provados pelo Diabo.

Interessante destacar também que Jesus não faz nenhuma menção de poupá-los do sofrimento.

E Jesus faz uma comparação à vitória no esporte com a vitória espiritual. Na vitória esportiva em Esmirna o vencendor era condecorado com uma coroa que simbolizava a vitória, mas os cristãos vencedores, não de uma disputa esportiva, mas de uma guerra espiritual, seriam presenteados não com uma coroa de louros, mas sim com a coroa da vida, que é a participação na eternidade ao lado de Jesus.


“Ao anjo da igreja em Pérgamo escreva:“Estas são as palavras daquele que tem a espada afiada de dois gumes. Sei onde você vive — onde está o trono de Satanás. Contudo, você permanece fiel ao meu nome e não renunciou à sua fé em mim, nem mesmo quando Antipas, minha fiel testemunha, foi morto nessa cidade, onde Satanás habita".(Ap 2.12-13)


A cidade de Pérgamo era voltada a moda, as riquezas, nela existia uma biblioteca que rivalizava com a de Alexandria, nela existia duzentos mil livros e pergaminhos, inclusive foi em Pérgamo que se inventaram o pergaminho.

A cidade de Pérgamo era o centro da religião pagã. “Atrás da cidade situava-se uma colina, mais de 300 metros de altitude, coberta de templos pagãos. Entre eles o mais destacado de todos era o grande altar de Zeus”5.

Em Pérgamo também se adorava uma divindade que era conhecida como o deus da cura, chamado Asclépio, que era uma serpente. E essa adoração era tão forte, que o símbolo da medicina foi tirado daqui, em Pérgamo ficava maior escola de medicina do mundo antigo.

E ainda no ano 29 d.C. foi levantado um templo para culto do Imperador, e essa cidade passou a ser o principal local de adoração ao Imperador.

Jesus se apresenta a Igreja de Pérgamo como Juiz que tem o poder e o direito de Julgar através de sua palavra. Ele então elogia a Igreja por ter se mantido fiel mesmo depois do martírio de Antipas, um servo fiel a Jesus que foi martirizado diante do altar de incenso. Jesus também relata que conhece as dificuldades que a Igreja estava enfrentando principalmente por esta localizada na principal cidade que promovia o culto ao Imperador.

Cristo vê que aquela Igreja esta localizada no acampamento de Satanás.


“No entanto, tenho contra você algumas coisas: você tem aí pessoas que se apegam aos ensinos de Balaão, que ensinou Balaque a armar ciladas contra os israelitas, induzindo-os a comer alimentos sacrificados a ídolos e a praticar imoralidade sexual. De igual modo você tem também os que se apegam aos ensinos dos nicolaítas.
(Ap 2.14-15)


No versículo quatorze Jesus apresenta suas restrições a Igreja de Pérgamo. Já que Satanás não conseguiu vencer a Igreja pela força, pela perseguição, ele começa tentar destruir a Igreja pela sedução, através das heresias. A igreja de Pérgamo começa a se misturar com os impuros, os imorais, aqueles que se alimentavam dos sacrifícios dos altares pagãos. Mas interessante que não são todos, mas alguns membros da Igreja, estavam fazendo concessões, estavam se misturando, a idéia de Satanás não era mais a apostasia da Igreja mas sim o ecumenismo.


"Portanto, arrependa-se! Se não, virei em breve até você e lutarei contra eles com a espada da minha boca.“Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito, conhecido apenas por aquele que o recebe".(Ap 2.16-17)



E Jesus então repreendeu essa atitude da Igreja, e Ele deu um aviso, caso a Igreja não se arrepende-se ele viria com a sua palavra e estabeleceria juízo contra os pecadores.

Mas aos vencedores, aqueles que não se misturasse, que não sentassem para comer nas mesas dos escarnecedores, dos heréticos, aqueles que não comecem comida sacrificadas as ídolos,receberiam o pão da vida, que é a eternidade.

E a pedra branca, simboliza a liberdade que Cristo nos dá, e o ingresso para o verdadeiro banquete que a ceia das bodas do cordeiro (Ap. 19.9). Nos tempos antigos os escravos recebiam uma pedra branca com o seu nome quando esses recebiam a liberdade ou era um convite para entrada das festas pagãs.


“Ao anjo da igreja em Tiatira escreva:“Estas são as palavras do Filho de Deus, cujos olhos são como chama de fogo e os pés como bronze reluzente. Conheço as suas obras, o seu amor, a sua fé, o seu serviço e a sua perseverança, e sei que você está fazendo mais agora do que no princípio". (Ap 2.18-19)


A cidade de Tiatira era a menos ilustre das setes cidades que Jesus endereçou a sua mensagem. Jesus se apresenta como o Filho de Deus que é forte e onisciente, nada foge da sua visão. E como nas outras cartas Jesus começa destacando as virtudes da Igreja.


“No entanto, contra você tenho isto: você tolera Jezabel, aquela mulher que se diz profetisa. Com os seus ensinos, ela induz os meus servos à imoralidade sexual e a comerem alimentos sacrificados aos ídolos. Dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua imoralidade sexual, mas ela não quer se arrepender". (Ap 2.20-21)


Depois das virtudes, Jesus expõem as críticas que ele tinha contra a Igreja de Tiatira, e o problema da Igreja era o mesmo da igreja de Pérgamo, com uma intensidade maior. Pois o Senhor havia já repreendido e ela não se arrependera.


"Por isso, vou fazê-la adoecer e trarei grande sofrimento aos que cometem adultério com ela, a não ser que se arrependam das obras que ela pratica. Matarei os filhos dessa mulher. Então, todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e retribuirei a cada um de vocês de acordo com as suas obras".(Ap 2.22-23)


Jesus então estabelece Juízo, contra essa falsa profetisa que estava fazendo grandes estragos no seio da igreja e também contra os que com ela praticavam imoralidade sexual.

Jezabel não era o nome dessa profetisa, mas ela recebeu esse nome por causa do seu péssimo caráter, assim como a esposa do Rei Acabe no Antigo Testamento (1 Reis 16.31)
Jesus conhece as nossas intenções e Ele sabia exatamente quem era os cristãos que estavam se pervertendo, então ele apresentaria juízo individual conforme as obras de cada um, e isso serviria de exemplo para que a Igreja visse que Jesus se fazia presente no meio da igreja e não estava nada satisfeito com aquela situação.


"Aos demais que estão em Tiatira, a vocês que não seguem a doutrina dela e não aprenderam, como eles dizem, os profundos segredos de Satanás, digo: Não porei outra carga sobre vocês; tão-somente apeguem-se com firmeza ao que vocês têm, até que eu venha. “Àquele que vencer e fizer a minha vontade até o fim darei autoridade sobre as nações. Ele as governará com cetro de ferro e as despedaçará como a um vaso de barro. “Eu lhe darei a mesma autoridade que recebi de meu Pai. Também lhe darei a estrela da manhã. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas".(Ap 2.24-23)


Na igreja de Tiatira tinham três grupos distintos, o primeiro são os fieis, o segundo os que toleravam as práticas repugnantes de imoralidade e ainda existiam os que praticavam essas heresias e imoralidades, a doutrina dessa mulher afirmava que os crentes precisavam conhecer o pecado, a imoralidade sexual para saber como funcionava as armadilhas de Satanás, esse era o segredo, mas isso é repugnantes aos olhos do Senhor.

Jesus promete para os fieis que não estabelecerá juízo contra eles, pelo contrário fará deles participantes do reino, Jesus promete honrar os seus servos dado-lhes autoridade para julgar o mundo juntamente com Ele e ainda promete a estrela da manhã, que significa o próprio Cristo, Jesus é a estrela da manhã e aquela igreja se permanecesse fiel, brilharia com Jesus e teria a sua companhia eternamente.




Estudamos até aqui as cartas endereçadas as primeiras quatro igrejas da Ásia : Éfeso, Esmirna, Pérgamo e Tiatira. No próximo estudo estudaremos sobre as outras três igrejas que estão no capítulo 3 de apocalipse. Não Percam!!!






_____________
1 - CHAMPRIN, R.N. O NT. Int. v.p.v., Ph, D. 1982
2 - CESARÉIA, Eusébio de. História Eclesiástica, os primeiros quatro séculos da Igreja Cristã, p.107
3 - SHEDD, Russel P. Bíblia Shedd, p. 1760
4 - HALLEY, Henry Hampton . Manual Bíblico de Halley, p. 732
5 - DAVIDSON, F. O Novo Comentário da Bíblia, p. 1455

Nenhum comentário: