SEJA BEM-VINDO EM NOME DE JESUS

Esse blog tem objetivo de divulgar a palavra de Deus através de estudos bíblicos .







Venha estudar comigo, mande sugestões de tema para juntos aprendermos da palavra de Deus.





Nesse momento estamos estudando o livro de apocalipse capítulo por capítulo, cada estudo sendo publicado uma vez por semana nas segundas-feiras!





quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

DEVOCIONAL

DEVOCIONAL

GENESIS 15 - 16


A Aliança Abraâmica (GENESIS 15)

O capítulo quinze do livro do Genesis, nos relata a aliança Abraâmica, dessa vez a aliança que Deus faz é com as nações e Abraão é o representante das nações através da prefiguração de Israel.

Vamos organizá-la em forma de contrato:

PARTES: De um lado, DEUS, criador e soberano
Do outro lado, Abraão representante de toda as nações

DIREITOS: De Deus – ser obedecido por uma nação para que essa seja instrumento de benção para as demais nações. Deus escolhe Abraão para a partir dele formar uma nação sacerdotal, à Nação de Israel .

De Abraão (Israel) – ser uma grande nação, ter seu nome engrandecido, instrumento para abençoar todas as famílias da terra, receber uma terra.

DEVERES: De Deus – cumprir com suas promessas. As bênçãos prometidas viriam a partir da descendência, elas não se cumpririam em Abraão.

De Abraão - querer ser uma benção (Gn12:3), obediência à Palavra de Deus pela fé.

PENALIDADES: não havia para nenhuma parte, porque esta aliança era garantida apenas por Deus; não podia ser anulada pelas falhas de Abraão ou sua descendência. Percebemos que o momento que a aliança é realizada é Deus que toma o lugar do homem, pois é Ele que faz com o que os animais sejam queimados (“uma tocha de fogo”).

SELO OU TESTEMNHA: A circuncisão, todos os descendentes homens e mais os estrangeiros que quisessem fazer parte de Israel teriam que ser circuncidados.

Esta aliança permanece para sempre e é universal, ao mesmo tempo, é pessoal. Tempos mais tarde ela é reafirmada com Isaque e Jacó, por isso que Deus se apresenta ao povo como o Deus de Abrão, Isaque e Jacó, como no caso do chamado de Moisés (Êxodo 3:15)

Nenhum comentário: