SEJA BEM-VINDO EM NOME DE JESUS

Esse blog tem objetivo de divulgar a palavra de Deus através de estudos bíblicos .







Venha estudar comigo, mande sugestões de tema para juntos aprendermos da palavra de Deus.





Nesse momento estamos estudando o livro de apocalipse capítulo por capítulo, cada estudo sendo publicado uma vez por semana nas segundas-feiras!





terça-feira, 26 de janeiro de 2010

DEVOCIONAL

GENESIS 17 - 18


A Circuncisão o sinal da Aliança de Deus


Como vimos na devocional anterior, a circuncisão era o selo da aliança de Deus com Abraão, todos os do sexo masculino descendentes de Abraão teriam que fazer essa marca, o pedido de Deus era que de Abraão em diante, todo menino de oito dias de idade teriam que ser circuncidado, tanto os nascidos de sua casa quanto os que forem comprados de estrangeiros e que não forem descendentes. Sejam nascidos na casa de Abraão, ou, sejam comprados, terão que ser circuncidados. Essa aliança, marcada no corpo, é uma aliança perpétua. (17:10-13)


A circuncisão não era um prática nova, que Deus estava estreando em sua aliança com Abraão, ela já era praticada por vários povos daquele tempo, principalmente no Egito e Canaã, mas para esses outros povos, essa prática tinha um significado diferente daquilo que Deus passou a adotar em sua aliança, o rito significava a chegada da virilidade. E para o povo escolhido por Deus o sentido da circuncisão é um compromisso, um relacionamento com Deus, um sinal na carne visível, mas que tinha um significado muito mais profundo, o povo que tinha essa marca estava apto a usufruir dos direitos e teriam também que cumprir com os deveres da aliança, a circuncisão corresponde dependência de Deus, enquanto que para os outros povos essa pratica indicava independência, mostrava que o homem era viril, forte, enérgico e estava pronto para encarar a vida, para a Abraão e sua descendência significava exatamente ao contrário, indicando total dependência de Deus, por isso o rito era praticado em crianças com 8 dias de vida.

Hoje com avanço da medicina e da ciência, também encontramos outro, significado para pratica da circuncisão em crianças no oitavo dia de vida. Segundo os médicos é no oitavo dia de vida que o fator coagulante chamado de protrombina apresenta seu nível mais elevado no sangue. È no oitavo dia que o sistema imunológico apresenta sua resposta máxima.

Se aliança com Abraão é perpétua, porque nós não somos circuncidados?

A resposta esta em Colossenses 2:6-11, que diz:

Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão. Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo. Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade, e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude. Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne.


Ou seja, toda aquele que esta em Cristo foi circuncidado por Ele, não com uma circuncisão feita por mãos humana, mas uma circuncisão operada no coração, pelo Espírito (Romanos 2:29).



A visita de Deus à Abraão



O capítulo dezoito de Genesis nos conta a visita ilustre de Javé a Abraão, esse relato é muito interessante, pois vemos acontecer o que a teologia chama de “Teofania”, que é a manifestação da Pessoa de Deus, com forma humana, no tempo do Velho Testamento, portanto, de Cristo pré-encarnado, denominado em algumas ocasiões de O Anjo do Senhor.

Mas como assim? Jesus pré-encarnado?

Calma, é que a Bíblia diz que Jesus é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação (Colossenses 1:15), ou seja, Jesus Cristo é a forma humana de Deus, todas as vezes que lermos na Bíblia a manifestação de Deus como homem, esse é Jesus Cristo e como essa manifestação no tempo se deu antes de sua encarnação, dizemos que é Cristo pré-encarnado.

Nenhum comentário: