SEJA BEM-VINDO EM NOME DE JESUS

Esse blog tem objetivo de divulgar a palavra de Deus através de estudos bíblicos .







Venha estudar comigo, mande sugestões de tema para juntos aprendermos da palavra de Deus.





Nesse momento estamos estudando o livro de apocalipse capítulo por capítulo, cada estudo sendo publicado uma vez por semana nas segundas-feiras!





sábado, 25 de setembro de 2010

ESTUDO 12

CAPÍTULO 10 - APOCALIPSE

Então vi outro anjo poderoso, que descia dos céus. Ele estava envolto numa nuvem, e havia um arco-íris acima de sua cabeça. Sua face era como o sol, e suas pernas eram como colunas de fogo. Ele segurava um livrinho, que estava aberto em sua mão. Colocou o pé direito sobre o mar e o pé esquerdo sobre a terra, e deu um alto brado, como o rugido de um leão. Quando ele bradou, os sete trovões falaram. (Ap.10.1-3)

O capítulo dez é uma pausa entre a sexta trombeta e a sétima, assim como houve uma pausa entre o sexto e o sétimo selo. É uma mensagem de conforto a Igreja.

O anjo nesse capítulo é a figura central desse capítulo, alguns estudiosos da Bíblia entendem que esse anjo é o próprio Jesus Cristo, enquanto outros pensam que esse é um ministro de Deus que tem característica semelhante à de Jesus, mas não é o Senhor.

Prefiro acreditar que não era Jesus, até porque não em nenhum lugar do apocalipse menção de Jesus Cristo como anjo, os anjos aqui no apocalipse sempre aparecem como ministros de Deus.

Ele estava envolto numa nuvem, e havia um arco-íris acima de sua cabeça, esse é um simbolismo que nos mostra que antes do juízo vem a graça e a misericórdia de Deus, o arco-iris é o símbolo da aliança de Deus e tem o mesmo significado do arco-iris que João vê no capítulo quatro.

Sua face era como o sol, e suas pernas eram como colunas de fogo, símbolos que nos mostram a santidade, a luz de Deus e a força desse anjo.

o livrinho simboliza as escrituras sagradas o anjo estava com a Bíblia em suas mãos.

Colocou o pé direito sobre o mar e o pé esquerdo sobre a terra, simboliza que Deus é o dono do mundo, tudo é de Cristo porque é o criador de todas as coisas.

e deu um alto brado, como o rugido de um leão. Quando ele bradou, os sete trovões falaram, é a voz de juízo, O leão rugiu, quem não temerá? O SENHOR, o Soberano, falou, quem não profetizará? (Am.3.8), é a voz que provoca temor.

Logo que os sete trovões falaram, eu estava prestes a escrever, mas ouvi uma voz dos céus, que disse: “Sele o que disseram os sete trovões, e não o escreva”. Então o anjo que eu tinha visto em pé sobre o mar e sobre a terra levantou a mão direita para o céu e jurou por aquele que vive para todo o sempre, que criou os céus e tudo o que neles há, a terra e tudo o que nela há, e o mar e tudo o que nele há, dizendo: “Não haverá mais demora! (Ap.10.4-6)

A ordem que João recebe é para não escrever aquilo que entendeu das vozes dos trovões, e todas as vezes que os trovões se manifestaram no livro do apocalipse simbolizava a ira de Deus e aqui não é diferente, só que essa mensagem não foi autorizada por Deus para nos ser revelado.

“Não haverá mais demora! Significa nesse momento da história esta muito próxima ao dia do Juízo de Deus. Se nós percebermos, Deus já havia manifestado juízo por varias vezes na história, mas agora o anjo esta falando que não será mais demorado.

E o motivo da demora de Deus está explicado em 2Pedro 3.9 quando a Bíblia diz “O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento”.

É a misericórdia de Deus para que todos tenham a oportunidade de conhecer a verdade e se voltar para Deus.

Mas, nos dias em que o sétimo anjo estiver para tocar sua trombeta, vai cumprir-se o mistério de Deus, da forma como ele o anunciou aos seus servos, os profetas”. (Ap.10.7)

Veja a ultima trombeta não será um momento mas será em um período de tempo, onde se cumprirá tudo aquilo que já havia sido anunciado.

Depois falou comigo mais uma vez a voz que eu tinha ouvido falar dos céus: “Vá, pegue o livro aberto que está na mão do anjo que se encontra em pé sobre o mar e sobre a terra”. Assim me aproximei do anjo e lhe pedi que me desse o livrinho. Ele me disse: “Pegue-o e coma-o! Ele será amargo em seu estômago, mas em sua boca será doce como mel”.Peguei o livrinho da mão do anjo e o comi. Ele me pareceu doce como mel em minha boca; mas, ao comê-lo, senti que o meu estômago ficou amargo. Então me foi dito: “É preciso que você profetize de novo acerca de muitos povos, nações, línguas e reis”. (Ap. 10.8-11)

João recebe a ordem para se aproximar do anjo e pegar a Bíblia, o anjo então manda João comer o livro, e diz que em sua boca o livro será doce como mel, e amargo em seu estomago, João então come o livro, e isso simboliza que a palavra de Deus foi introduzida na sua vida, João não apenas conhecia a Bíblia, mas se alimentava dela, vivia por ela. foi assim também que aconteceu com o profeta Jeremias (Jr.1.9) e com o profeta Ezequiel (Ez.2.8), Deus mandou o profeta comer a palavra, porque é a palavra que dá autoridade para profetizar e pregar o Juízo de Deus. Então João recebe uma outra ordem para profetizar.

Nenhum comentário: