SEJA BEM-VINDO EM NOME DE JESUS

Esse blog tem objetivo de divulgar a palavra de Deus através de estudos bíblicos .







Venha estudar comigo, mande sugestões de tema para juntos aprendermos da palavra de Deus.





Nesse momento estamos estudando o livro de apocalipse capítulo por capítulo, cada estudo sendo publicado uma vez por semana nas segundas-feiras!





quarta-feira, 18 de agosto de 2010

ESTUDO 11

Capítulo 9

O quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que havia caído do céu sobre a terra. À estrela foi dada a chave do poço do Abismo. (Ap.9.1)


A partir da quinta trombeta são anúncios de Juízo contra os homens, e esse é o primeiro “ai”. Vamos perceber que nessa trombeta Deus usa os demônios para estabelecer juízo contra os homens. Vamos perceber também que essa trombeta não é apenas para o fim, mas que as manifestações demoníacas relatadas nessa trombeta, tem acontecido em toda a história. Nas quatro primeiras trombetas Deus anunciou que se o homem não se arrependesse e se não voltasse para Deus, se ele não fosse selado por Deus, não adiantaria fugir que a ira do Senhor virá contra ele.
E agora nessa trombeta Deus manda os demônios atormentar os ímpios, aqueles que não foram selados por Deus.
Foi dada a chave do poço do Abismo – Essa estrela é lúcifer, Satanás isso combina com os textos de Isaias 14.12 e de Lucas 10.18. João não esta dizendo que viu Satanás caindo dos céus, mas ele esta vendo satanás já caído. E João demonstra também nessa visão que satanás é limitado, pois foi dado a ele a chave do abismo, ele não tinha e não tem, Jesus concedeu a ele porque é Jesus que tem a chave da morte e do inferno, para que ele servisse a propósito de Deus para trazer juízo sobre os homens, os demônios não tem nem liberdade de agir, a não ser que Jesus permita.


Quando ela abriu o Abismo, subiu dele fumaça como a de uma gigantesca fornalha. O sol e o céu escureceram com a fumaça que saía do Abismo. Da fumaça saíram gafanhotos que vieram sobre a terra, e lhes foi dado poder como o dos escorpiões da terra. (Ap.9.2-3)


Quando Satanás abriu o Abismo os demônios foram soltos, eles estavam presos porque eles não conservaram suas posições de autoridade mas abandonaram sua própria morada, e por isso estavam presos em trevas, presos com correntes eternas para o juízo do grande dia. (jd.6)


Eles receberam ordens para não causar dano nem à relva da terra, nem a qualquer planta ou árvore, mas apenas àqueles que não tinham o selo de Deus na testa. Não lhes foi dado poder para matá-los, mas sim para causar-lhes tormento durante cinco meses. A agonia que eles sofreram era como a da picada do escorpião. Naqueles dias os homens procurarão a morte, mas não a encontrarão; desejarão morrer, mas a morte fugirá deles. (Ap.9.4-6)


Os demonios receberam poder, pois eles não tem poder em si mesmo, só podem atuar com a permissão de Deus. E Deus faz algumas restrições ao poder dos demônios, eles não podem tocar na natureza, não podem causar dano aos selados de Deus e não podem matar os ímpios apenas atormentá-los.
Deus ainda restringe o tempo de atuação, essa passagem bíblica diz que o tempo de atuação dos demônios é de cinco meses, mas esse tempo é simbólico e significa que atuação dos demonios depende da permissão de Deus e é no tempo que Deus determina para eles atuarem.
Essa passagem esta dizendo que a morte fugirá do homem, que o homem buscará morrer, mas não conseguirá. João esta querendo dizer que os homens estão buscando a morte ao invés de buscar a Deus, que não existe morte para livrar o homem do tormento, até se eles morrerem fisicamente não poderão se livrar do tormento eterno.


Os gafanhotos pareciam cavalos preparados para a batalha. Tinham sobre a cabeça algo como coroas de ouro, e o rosto deles parecia rosto humano. Os cabelos deles eram como os de mulher e os dentes como os de leão. Tinham couraças como couraças de ferro, e o som das suas asas era como o barulho de muitos cavalos e carruagens correndo para a batalha. Tinham caudas e ferrões como de escorpiões, e na cauda tinham poder para causar tormento aos homens durante cinco meses. Tinham um rei sobre eles, o anjo do Abismo, cujo nome, em hebraico, é Abadom e, em grego, Apolioma. O primeiro ai passou; dois outros ais ainda virão. (Ap.9.7-12)


Os versículos sete ao doze descreve as características desses demônios, através de uma linguagem, completamente simbólica, João diz que eles tem uma coroa na cabeça de ouro, e o rosto deles parecia rosto humano e isso simboliza que eles tem inteligência, são espertos, articuladores, semelhantes aos homens. João diz que seus cabelos eram como os de mulher e os dentes como os de leão, isso quer dizer que esses demônios promovem a sensualidade entre os homens e depois os destroem com violência, como um leão. Tinham couraças como couraças de ferro, e o som das suas asas era como o barulho de muitos cavalos e carruagens correndo para a batalha e isso simboliza que eles são inatingíveis, não dá para destruí-los com armas humanas.

E Eles tinham um líder, João vai dizer que o seu nome é “destruidor” é isso que significa a palavra Abadom em Hebraico e, em grego, Apolioma.


O sexto anjo tocou a sua trombeta, e ouvi uma voz que vinha das pontas do altar de ouro que está diante de Deus. Ela disse ao sexto anjo que tinha a trombeta: “Solte os quatro anjos que estão amarrados junto ao grande rio Eufrates”. Os quatro anjos, que estavam preparados para aquela hora, dia, mês e ano, foram soltos para matar um terço da humanidade. O número dos cavaleiros que compunham os exércitos era de duzentos milhões; eu ouvi o seu número. (Ap.9.13-16)


Os cavalos e os cavaleiros que vi em minha visão tinham este aspecto: as suas couraças eram vermelhas como o fogo, azuis como o jacinto, e amarelas como o enxofre. A cabeça dos cavalos parecia a cabeça de um leão, e da boca lançavam fogo, fumaça e enxofre. Um terço da humanidade foi morto pelas três pragas: de fogo, fumaça e enxofre, que saíam das suas bocas. O poder dos cavalos estava na boca e na cauda; pois as suas caudas eram como cobras; tinham cabeças com as quais feriam as pessoas.O restante da humanidade que não morreu por essas pragas, nem assim se arrependeu das obras das suas mãos; eles não pararam de adorar os demônios e os ídolos de ouro, prata, bronze, pedra e madeira, ídolos que não podem ver, nem ouvir, nem andar. Também não se arrependeram dos seus assassinatos, das suas feitiçarias, da sua imoralidade sexual e dos seus roubos. (Ap.9.17-21)


O sexto anjo tocou a sua trombeta, e ouvi uma voz que vinha das pontas do altar de ouro que está diante de Deus. João esta dizendo que o juízo de Deus é conseqüência da oração, do clamor do seu povo, e sempre foi assim no desenrolar da história, o povo de Deus clama e o Senhor vem em seu favor.
E essa mensagem é importante demais para a Igreja de todos os tempos. Era muito importante para os cristãos que estavam sendo perseguidos, saber que eles tinham que continuar orando, até que Deus viesse em seu favor. Como é importante para nós hoje conhecer essa realidade, saber que Deus esta atento as nossas petições e no seu tempo ele estabelecerá juízo contra os ímpios que perseguem a Igreja.
Os quatro anjos que estão amarrados são os anjos da morte, são anjos que cumpri o propósito de Deus, e serão soltos no dia do que Deus estabelecer juízo, para matar os homens. Quanto a esse dia compete apenas ao Pai saber.
Essa visão da sexta trombeta quer nos mostrar que Deus sempre trouxe Juízo sobre os ímpios, em conseqüência das orações de sue povo e nós podemos perceber isso desde os tempos mais remotos, não há como contestarmos essa realidade, e mesmo depois do Juízo de Deus, os ímpios não conseguem se arrepender dos seus pecados, isso nunca foi suficiente para que eles deixem de adorar os demônios, largassem a idolatria, a imoralidade sexual e toda a espécie de pecado. Por isso só restará a eles o castigo eterno que é o inferno.

Nenhum comentário: