SEJA BEM-VINDO EM NOME DE JESUS

Esse blog tem objetivo de divulgar a palavra de Deus através de estudos bíblicos .







Venha estudar comigo, mande sugestões de tema para juntos aprendermos da palavra de Deus.





Nesse momento estamos estudando o livro de apocalipse capítulo por capítulo, cada estudo sendo publicado uma vez por semana nas segundas-feiras!





segunda-feira, 12 de abril de 2010

ESTUDO 2

APOCALIPSE

II. Visão Teológica

No estudo 1 vimos a respeito das escolas de interpretação do apocalipse e agora estaremos estudando as posições teológicas.
Todas as vertentes teológicas concordam que Jesus Cristo irá voltar para resgatar a igreja e estabelecer juízo sobre os ímpios.
Mas há uma discordância na interpretação do capitulo vinte de apocalipse que fala a respeito do milênio, alguns defendem a ideia que Jesus irá voltar e governará fisicamente por mil anos aqui na terra, outros já acreditam que o Reino de Cristo é espiritual e o evangelho alcançara todas as pessoas e ai se estabelecerá um reino milenar de paz e depois disso Cristo voltará.
Mas ainda tem os que não acreditam nesse milênio e que Jesus poderá voltar a qualquer momento para resgatar a Igreja e estabelecer juízo sobre a humanidade.
Ainda há uma discussão sobre a tribulação, será que a Igreja passará por um período de grande tribulação antes da volta de Jesus? Ou será que a Igreja será arrebatada antes da grande e terrível tribulação? Essas e outras questões condizentes à teologia do apocalipse estaremos estudando nesse ESTUDO 2.

2.1 Amilenismo

O amilienismo é a vertente mais simples de se entender, é a idéia que não haverá um milênio, um reinado terreno de Cristo. O julgamento final será imediatamente após a segunda vinda e resultará de pronto nos estados finais dos justos e dos ímpios.

"Os amilenistas afirmam que essa tese está baseada em muitas passagens escatológicas da Bíblia relativamente claras, enquanto o pré-milenismo baseia-se principalmente numa única passagem, além de tudo complicada"1.

Os amilenistas também acreditam que o livro do Apocalipse como um todo é muito simbólico. E por isso eles interpretam que no capítulo vinte de apocalipse os mil anos não são literais e a primeira ressurreição é espiritual e segunda física. Alguns dos teólogos amilenistas entendem que são espirituais as ressurreições.
Além disso, eles destacam que o milênio não é mencionado em nenhuma outra parte das Escrituras.
Outra característica do Amilenismo é uma ideia mais geral das profecias, especialmente das profecias do Antigo Testamento. Os Amilenistas com frequência entendem que as profecias são históricas ou simbólicas, em vez de futuristas ou literais.
Como regra geral, no pensamento amilienista, a profecia ocupa lugar muito menos importante que no pensamento pré-milenista.
Os amilenistas também não costumam apresentar o mesmo otimismo típico dos pós-milenistas, nem a busca de sinais da vinda de Jesus como os pré-milenistas.

2.2 Pós-milenismo

O pós-milenismo em alguns pontos se confundem com o Amilenismo. O reino de Cristo é espiritual, não político e geográfico, de modo que o reino é estabelecido a partir dos indivíduos que aceitam a soberania de Cristo.

“Para eles o reino de Deus é uma realidade terrestre presente, e não uma realidade espiritual futura, não é algo que ainda será inaugurado devido ao um acontecimento importante, mas algo que esta sendo introduzido paulatinamente”.2

Eles também acreditam que a pregação do evangelho chegará a todas as nações e o mundo todo se converterá. Com isso será inaugurado um longo período de paz, harmônia e fraternidade entre os homens de todo o mundo (reino milenar). Eles não interpretam Apocalipse 20 e nem os mil anos, como literal. Para eles isso significa um período de tempo, o período da Igreja entre a primeira e a segunda vinda de Cristo. No final desse período haverá um lampejo de maldade que culminará com a volta de Jesus, seguido pela ressurreição e o julgamento.

Para os teólogos que defendem o pós-milenismo o milênio será:

"Um período dos últimos dias da Igreja militante, quando, sob a influência especial do Espírito Santo, o espírito dos mártires reaparecerá, a verdadeira religião será grandemente revigorada e revivida,e os membros das Igrejas de Cristo tomarão tal consciência do seu poder em Cristo que, numa extensão jamais conhecida antes, triunfarão sobre os poderes do mal dentro e fora”. 3


Pre-milenismo

2.3 Pré-milenismo

Os premilenistas acreditam que Jesus voltará antes do milênio, ou seja, Jesus voltará para inaugurar um reino terreno que durará mil anos. Eles acreditam que Cristo estará fisicamente presente durante esse tempo.
A passagem básica para o Pré-milenismo é Apocalipse 20.1-6. Os pré-milenistas afirmam que nessa passagem estão à prova dos mil anos e de duas ressurreições, uma no inicio do milênio (Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos) e a outra no fim (O restante dos mortos não voltou a viver até se completarem os mil anos.). Eles defendem uma interpretação literal dessa passagem. Uma vez que o mesmo verbo – ezêsan (ressuscitaram) e (voltou a viver) é empregado a ambas as ressurreições, elas devem ser do mesmo tipo. Por conseguinte, o que temos são duas ressurreições do mesmo tipo que atingem dois grupos diferentes com um intervalo de mil anos. Deixa também entender, que os que participaram da primeira ressurreição não passará pela segunda.
Em termos gerais o conceito do Pré-milenismo pode ser exposto da seguinte maneira:

"O vindouro advento de Cristo ao mundo está próximo, e será visível, pessoal e glorioso. Contudo precedido por certos acontecimentos, tais como a evangelização de todas as nações, a conversão de Israel, a grande apostasia e a grande tribulação, e a revelação do homem do pecado. Tempos trevosos e penosos estão portanto reservados para a Igreja, visto que ela terá que passar pela grande tribulação. A segunda vinda será um evento grandioso, único, extraordinário, glorioso, mas será acompanhado por vários outros, impostos à Igreja, a Israel e ao mundo. Os santos que já faleceram serão ressuscitados, e os que vivem serão transformados, e juntos serão trasladados para encontrar-se com o Senhor em sua vinda. O anticristo e os perversos serão mortos; e Israel, o antigo povo de Deus, se arrependerá, será salvo e estabelecido na Terra Santa. Então o reino de Deus, predito pelos profetas, será estabelecido em um mundo transformado. Os gentios se converterão a Deus, em grande número, e serão incorporados no Reino. Prevalecerá em toda a terra uma condição de paz e justiça. Depois de haver-se expirado o governo terreno de Cristo, os mortos restantes ressurgirão e esta ressurreição será seguida pelo juízo final e pela criação de novos céus e nova terra".4


Mas dentro do pré-milenismo há divergências entre teólogos no que diz respeito a interpretação de alguns detalhes do milênio, do arrebatamento da Igreja e da grande tribulação.

2.4 Dispensacionalismo

Alguns consideram igual ao pré-tribulacionismo, mas isso não é verdade, pois o dispensacionalismo é mais do que uma vertente teológica acerca da vinda de Jesus e a tribulação. O dispensacionalismo “é uma teologia sistemática, do qual a escatologia é apenas uma parte. Além disto, é uma escola de interpretação da Bíblia e, por isso, infere na maneira das pessoas entenderem até mesmo as porções não doutrinárias da Escritura”.5

Um outro aspecto é que todos os dispensacionalistas são pré-tribulacionistas, mas nem todos os pré-tribulacionistas são dispensacionalistas.
De acordo com esse sistema de teologia há sete épocas da história, que vai desde a criação do homem até a consumação do tempo. O texto chave para essa afirmação é Daniel 9.24-27. As setentas semanas se referem a quatrocentos e noventa anos (70x7) e não a dias. As primeiras sessenta e nove semanas terminaram com a morte de Jesus na cruz, finalizando o tempo no qual Deus se interessou por Israel. Com a rejeição do messias, Deus fez o relógio escatológico parar. Em seguida o Senhor estabeleceu a Igreja, que não era prevista no Antigo Testamento. Terminado esse período de graça na qual os gentios convertidos formam a “noiva” de Cristo, acontecerá o arrebatamento sem aviso prévio. Com isso o relógio profético será reativado e a ultima semana de Daniel será os sete anos da “grande tribulação”.
Para os dispensacionalista o final dos tempos será marcado por alguns sinais como por exemplo, Israel será restabelecido na terra santa, o templo será reconstruido e o sistema sacrificial da lei voltará a ser praticado.
A política mundial será exercida por um governo satânico. O anticristo (a Besta ou o homem de Iniqüidade) governará o mundo.
O cristianismo apostatará (meretriz) e se aliará ao Anticristo. Com isso a Igreja prosperará por um tempo, por causa dessa união adúltera.
O pecado aumentará de uma forma jamais vista, a não ser na época do Dilúvio.
A ira de Deus virá sobre a terra, numa série de eventos cataclísmicos.
A besta romperá com Israel e isso trará crise na política internacional provocando a guerra do Armargedom.

Tudo isso culminará com o fim da semana da tribulação com a vinda de Cristo com seus santos. Após a volta de Jesus, o reino do Anticristo será destruído, e Cristo passará a governar a terra por mil anos, passado esse período, Satanás será solto e irá liderar uma rebelião e será esmagado. Acontecerá então o ultimo julgamento do trono Branco. Os mortos não convertidos serão ressucitados para serem julgados segundo suas obras. Os santos, judeus e gentios, gozarão a vida perfeita na nova terra eternamente.

2.5 Pré-tribulacionismo

Os pré-tribulacionistas tem três conceitos fundamentais: - o primeiro diz respeito ao arrebatamento da Igreja, para eles Jesus voltará antes da grande e terrível tribulação, para tirar a igreja do mundo. Nesse arrebatamento Cristo não descerá a terra, como fará quando vier com os santos no final da tribulação. Os teólogos pré-tribulacionistas afirmam que haverá duas fases da volta de Jesus ou “duas vindas” e três ressurreições. A primeira dos justos que estiverem mortos no momento do arrebatamento, depois os santos que perseverarem na tribulação, e por último a ressurreição dos incrédulos depois do milênio. O Segundo conceito é sobre a natureza da tribulação, para eles a tribulação será um período único em toda a história da humanidade, algo jamais visto ou imaginado, será um momento de preparação para o milênio. E o ultimo conceito trata da iminência da volta de Jesus – Eles entendem que Jesus poderá voltar a qualquer momento, pois o retorno precederá a tribulação, e por isso nada resta para ser cumprido antes do arrebatamento, portanto a volta de Jesus pode ocorrer a qualquer momento, até nesse exato momento.

2.6 Pós-tribulacionismo

Ponto mais importante que diferencia pré-tribulacionista de pós-tribulacionista é que a igreja não será arrebatada antes da tribulação, ao invés disso, passará por ela suportando toda a dificuldade pela graça, misericórdia e ajuda de Deus. Somente depois dessa terrível tribulação é que Cristo virá. Junto com esse ponto de vista, há o conceito que a volta de Jesus será em um evento único, e sua volta terminará o período da grande tribulação e começará o milênio.

Depois de termos visto as escolas de interpretação, as vertentes teológicas a respeito do milênio, vamos caminhar para interpretar o Apocalipse versículo por versículo de uma forma simples, para que todos entendam de forma clara e objetiva a mensagem desse maravilhoso e misterioso livro da bíblia.

Segunda-feira quem vem temos um encontro marcado aqui, para interpretarmos juntos o primeiro capítulo do Apocalipse, lembrando que estou esperando a sua participação com perguntas, sugestões, criticas e debates.

Até lá!!
Fiquem na Paz do Senhor Jesus.


1 - ERICKSON, Millard J. Introdução a Teologia Sistemática, p. 515
2 - ERICKSON, Millard J. Um Estudo do Milênio, p. 55
3 - STRONG, A. H. Teologia Sistemática, p. 1013
4 - BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática, p. 654
5 - ERICKSON, Millard J. Um Estudo do Milênio, p. 91

Um comentário:

Diego Lima disse...

Interessante essa abordagem que você está realizando sobre o apocalipse (imparcial), fiquei sabendo de todas essas interpretações depois de um estudo que foi feito na igreja, pois antes pra mim, só existia o "modelo" do filme deixados para trás, e nesse mesmo estudo, descobri que a minha denominação, batista, tem uma outra interpretação sobre o tema ( corrigi-me se estiver errado).