SEJA BEM-VINDO EM NOME DE JESUS

Esse blog tem objetivo de divulgar a palavra de Deus através de estudos bíblicos .







Venha estudar comigo, mande sugestões de tema para juntos aprendermos da palavra de Deus.





Nesse momento estamos estudando o livro de apocalipse capítulo por capítulo, cada estudo sendo publicado uma vez por semana nas segundas-feiras!





quinta-feira, 4 de março de 2010

DEVOCIONAL

Genesis 28

O SONHO DE JACÓ

O capítulo anterior apresentou uma imagem triste da família do patriarca Isaque. Erros cometido por cada membro da família. Isaque estava velho, fraco. Rebeca tramando pelas costas do marido, instrui seu filho Jacó errar contra o seu irmão e enganar seu pai. Jacó, ouviu os conselhos maldosos de sua mãe, mentiu para seu pai, e suplantou mais uma vez seu irmão, e Esaú, descobrindo a traição de Jacó, planeja o assassinato de seu irmão, no primeiro momento oportuno.
Como resultado de toda essa corrupção e fraude, Jacó precisa fugir do seu lar; Rebeca perde seu filho favorito para nunca mais vê-lo novamente; Esaú torna-se uma tristeza para seus pais, e Jacó, por vinte anos, torna-se um andarilho em um terra estranha, banido da casa de seu pai e da Terra da Promessa.
Na primeira fase do seu percurso, Jacó chegando a determinado lugar, parou para pernoitar, porque o sol já se havia posto. Tomando uma das pedras dali, usou-a como travesseiro e deitou-se (Genesis 28:11). Vemos aqui um homem solitário com uma pedra para o seu descanso, só o céu acima dele, e uma escuridão ao seu redor. No entanto, curiosamente, como poderíamos pensar, é neste lugar solitário, deitado sobre o leito pedregoso, fruto do seu pecado, o Senhor vem ao seu encontro em sonho. O Senhor não tinha nada a dizer-lhe ao lado da cama de seu pai, no lugar de seu pecado, mas no lugar sombrio, solitário, o Senhor se aproxima e transforma a cama sem conforto em um lugar de correção e consolação.
Apesar dos muitos erros, Jacó era um homem de fé e abençoado por Deus. Suas falhas, certamente, trouxeram para ele só julgamento e tristeza, mas sua fé fez com que ele obtivesse um bom relatório e um lugar entre os notáveis de Deus (Hebreus 11: 9,21). Também não é diferente com o crente de hoje. Por um lado, Deus não é indiferente aos nossos fracassos, Deus esta vendo a maneira carnal que muitas vezes pensamos, falamos e agimos, e certamente sofreremos as conseqüências disso. Por outro lado, Deus não é indiferente ao que ELE é, Deus não muda, nem deixa de ser fiel, por causa das fraquezas humanas, o agir de Deus, seus planos, seu propósito, não estão condicionados ao homem. Há, portanto, duas coisas que Jacó aprendeu nessa ocasião memorável. Primeiro, para seu consolo, que todas as suas falhas não vão alterar o propósito de Deus para abençoá-lo, pois a graça de Deus é soberana. Em segundo lugar, para sua correção, ele vai aprender que a graça soberana de Deus não vai impedir que sofra as conseqüências de seus fracassos. A graça soberana de Deus não vai anular além da semeadura, Deus continuará governando de uma forma fiel, mas isso não mudará as conseqüências do pecado de Jacó, As circunstâncias não são alteradas, ele ainda tem de prosseguir o seu caminho solitário como um andarilho, e passar longos anos de trabalho e servidão, na casa do estrangeiro, como o resultado de seu pecado contra seu pai e irmão. Ele tem que colher o que semeou. Se Jacó engana o seu pai com as habilidades de cabras assim, no futuro bem próximo ele vai ser enganado por seus próprios filhos com o sangue de um outro animal (Genesis 37:31-34). A soberana graça através da qual nós somos abençoados, não altera essa lei memorável, "Tudo o que um homem semear, isso também ceifará" (Galatas 6:7).
No entanto, o próprio pecado pelo o qual Jacó teve que sofrer na ocasião, demonstra à graça e misericórdia de Deus. Para fazer Jacó conhecedor desta graça, o Senhor lhe aparece em um sonho. Jacó vê uma escada posta na terra, que alcança os céus. Ele vê os anjos de Deus subindo e descendo a escada. Mais maravilhoso ainda, ele vê que, "O Senhor estava em cima dela." No topo da escada esta o Senhor da glória e na parte inferior da escada não esta mais um homem solitário. Entre o Senhor no alto e Jacó, na parte inferior há celestes mensageiros do Senhor, e celestial tutores para os santos, subindo e descendo.
Aprendemos aqui algumas lições preciosas:
Primeiro, o Senhor incondicionalmente protege a terra prometida a Jacó e seus herdeiros. Ele diz: "A terra em que estás deitado, darei para ti e para tua descendência." Aplicando para o nosso dia-a-dia, também temos uma promessa de uma terra e de qual maneira é Deus que guarda a nossa Herança, não podemos assim perder a nossa salvação, pois o mesmo Deus que a concedeu é também poderoso para guardá-la.
Em segundo lugar, Jacó não tem apenas a promessa da terra, mas também a presença do Senhor, não só no presente, mas no que ainda esta por vir, pois, diz o Senhor: "Eu estou contigo. "
Terceiro, Jacó teria o apoio do Senhor, porque o Senhor pode dizer: "Eu vou te guardar em todos os lugares para onde fores."
Em quarto lugar, O Senhor trará Jacó de volta para terra, pois o Senhor diz: " Te farei retornar a esta terra." O pecado de Jacó pode levá-lo para fora da casa, mas a graça do Senhor irá traze-lo de volta.
Em ultimo lugar, Jacó seria abençoado pela fidelidade do Senhor, pois o Senhor diz: "Eu não te deixarei, enquanto não fizer o que lhe prometi. Pois Deus é fiel. Ele permanece o mesmo. Mesmo se formos infiéis, Ele permanece fiel: Ele não pode negar a si mesmo "(2 Tm. 2: 13).

Pense nisso!!

Que Deus lhe abençoe, fique na paz do Senhor Jesus

Nenhum comentário: