SEJA BEM-VINDO EM NOME DE JESUS

Esse blog tem objetivo de divulgar a palavra de Deus através de estudos bíblicos .







Venha estudar comigo, mande sugestões de tema para juntos aprendermos da palavra de Deus.





Nesse momento estamos estudando o livro de apocalipse capítulo por capítulo, cada estudo sendo publicado uma vez por semana nas segundas-feiras!





terça-feira, 5 de janeiro de 2010

DEVOCIONAL

DEVOCIONAL
GENESIS 5-6


A Genealogia de Adão até Noé (Genesis 5)


Muito tem se discutido a respeito dessa genealogia de Adão até Noé, uns defendem a idéia que essa genealogia é simplesmente literal, totalizando apenas 1.656 anos até o dilúvio, mas não acredito que seja essa a mensagem que esse texto bíblico quer nos passar, pois no texto não é dado a data total do período, além do mais, temos que observar que em outras genealogias bíblicas não se tem essa literalidade, em outras genealogias bíblicas são mencionados “avos gerando netos”. Essa genealogia tem uma característica formal, tipicamente hebraica, em grupamentos de 10 gerações pré-diluvianas e 10 gerações pós-diluvianas até Abraão. Esta apresentação assemelha-se aos grupamentos de 14 gerações da genealogia de Jesus (Mateus 1:17). Acredito que essa genealogia apresenta apenas os membros mais importantes, omitindo-se um número não definido de gerações. Assim A gerou B pode significar netos e não filhos. As idades dos patriarcas são literais, o que permitiria haver um período de cinco ou seis mil anos entre Adão e Abraão.

Não podemos deixar de destacar nesse capítulo cinco de Genesis, a relevância que ele dá a um personagem bíblico chamado Enoque. É fantástico o versículo 24 que diz “ Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado.” A bíblia resume de uma forma brilhante a vida desse homem de Deus, não temos mais detalhes da sua vida, mas podemos imaginar como esse homem tinha intimidade com Deus ao ponto de ser um privilegiado pois não passou pela morte e foi arrebatado.


Um capítulo muito complicado (Genesis 6)


O capítulo seis do Genesis, talvez seja o capítulo mais complicado do primeiro livro da bíblia, pois existem dois pontos de grande discussão entre os teólogos. Vamos estudá-los por parte, para facilitar a nossa interpretação do texto sagrado.

Primeiro Ponto – o motivo do castigo divino ( os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens)

O Texto Bíblico diz assim:

Quando os homens começaram a multiplicar-se na terra e lhes nasceram filhas, 2 os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram bonitas, e escolheram para si aquelas que lhes agradaram. 3 Então disse o SENHOR: “Por causa da perversidade do homem, meu Espírito não contenderá com ele para sempre; ele só viverá cento e vinte anos”.4 Naqueles dias havia nefilins na terra, e também posteriormente, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens e elas lhes deram filhos. Eles foram os heróis do passado, homens famosos. 5 O SENHOR viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal.


A grande discussão desse texto esta em saber quem era os filhos de Deus ou melhor em distinguir os filhos de Deus dos filhos dos homens. Nessa tentativa existem algumas teorias:

Existe a teoria que é muito forte no meio evangélico que afirma que os filhos de Deus eram anjos caídos que se interessaram e possuíram as filhas dos homens. Também há a teoria que os filhos de Deus eram a genealogia de Sete em contra partida os filhos dos homens eram a genealogia de Caim, acredito que essas duas teorias são complicadas para fundamentar na escritura. Por isso tentarei com muito cuidado dar uma interpretação que julgo ser adequado ao texto, respeitando contexto, mas primeiro tentarei explicar o porquê não acredito nas teorias acima:

A teoria dos anjos caído, não vejo fundamentação bíblica, pois não há citação nenhuma anteriormente, não vejo apoio bíblico em outras passagens e não consigo entender porque o homem seria punido por um erro que os anjos cometeram e o texto é muito claro, todas as duas punições estabelecida no texto por Deus é devido ao pecado do homem, o texto diz: “por causa da perversidade do homem”.

A outra teoria que aponta para a genealogia de Sete os filho de Deus e para Caim os filhos dos homens, também não vejo razão, pois não há evidência de que as linhas ficaram totalmente separadas, o termo “filhos de Deus” não significa isto em outras passagens e o principal que a passagem deixa muito claro que só Noé daquele tempo era santo.

Agora deixa eu explicar em que eu acredito:

O texto diz que Deus ficou desapontado com a atitude e com os pensamentos sempre inclinados para o mal do homem, por isso Deus pune, fico pensando que os filhos de Deus naquele tempo, talvez fossem aqueles que tinham fé em seu criador, pois todos são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus (Gálatas 3:26) e a Bíblia nos garante, que aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus.(João 1:12).

Eu acredito que os filhos de Deus nesse texto são aqueles que tinham fé em Deus, mas que apostataram, ou seja, Deus ficou tão decepcionado, pois até os que depositavam fé no Senhor caíram, o homem escolheu mais uma vez o pecado, a imoralidade, a perversidade, os maus pensamentos e por isso Deus resolveu puni-los.

Os nefilins - possivelmente gigantes ou homens poderosos.


O segundo ponto – fala sobre o arrependimento de Deus, o texto diz assim: “Então o SENHOR arrependeu-se de ter feito o homem sobre a terra, e isso cortou-lhe o coração”.

Mas gostaria de deixar bem claro que Deus não se arrepende, a Bíblia nos apresenta um Deus que é imutável, tanto em sua mente quanto em seus propósitos ( Salmo33:11; 102:27; 139:16,17; Isaias 46:9-10; Malaquias 3:6; Atos17:26; Tiago.1:17).

Além do mais, Deus é eternamente sábio, planejou todas as coisas com antecedência e fez tudo perfeito, Deus é onisciente, sabe todas as coisas antes que elas aconteçam. Se admitirmos que Ele se arrepende, admitiremos implicitamente que um plano seu será reformulado por alguma mudança contingencial. O que é corrigível, não é perfeito!

Alguma coisa nova aconteceu, que O surpreendeu, levando-o à necessária mudança de propósitos e atitudes? Um Deus mutável, não é eterno!


Então o que de fato o texto quer dizer:

O texto quer dizer que Deus resolveu punir à humanidade devido ao elevado grau de perversidade do homem. E no texto isso esta escrito de uma forma antropomórfica e antropopática, ou seja, o homem descrevendo uma atitude de Deus através de um sentimento humano, para o efeito de entendimento. Pois o Deus eterno revela-se a homens finitos, e estes que não podem sondar o coração e a mente divina, no entanto, precisam registrar o que vêem, ouvem e entendem.




ORAÇÃO

Pai me ensina a tua palavra, às vezes me deparo com alguns textos da bíblia
que são difíceis de entender, mas me de sabedoria dos céus, para que eu possa
a cada dia me alimentar de sua palavra, me ajude a ser um servo fiel, assim como
foi os seus servos Enoque e Noé que andaram contigo, em nome de Jesus. Amém

Nenhum comentário: