SEJA BEM-VINDO EM NOME DE JESUS

Esse blog tem objetivo de divulgar a palavra de Deus através de estudos bíblicos .







Venha estudar comigo, mande sugestões de tema para juntos aprendermos da palavra de Deus.





Nesse momento estamos estudando o livro de apocalipse capítulo por capítulo, cada estudo sendo publicado uma vez por semana nas segundas-feiras!





segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

DEVOCIONAL

Queridos,

tive um problema esse fim de semana para fazer nova postagem, mas graças a Deus já esta tudo resolvido e vamos continuar no propósito de ler a bíblia toda esse ano, então vamos dar continuidade hoje na leitura bíblia de Genesis 3,4.

GENESIS 3-4


A quebra da Aliança (GENESIS 3)

O capítulo três do livro do Genesis, nos relata a quebra da aliança que foi estabelecida por Deus para com o homem e suas conseqüências. E para entendermos melhor como funcionava essa aliança, que os teólogos chamam de Aliança Adâmica, vamos organizá-la em forma de contrato:

PARTES: De um lado, DEUS, criador e soberano
Do outro lado, Adão representante de toda humanidade

DIREITOS: De Deus – ser obedecido.
Do homem - fecundação, domínio sobre toda a criação, vida eterna (quantitativa), pois haveria relacionamento pessoal e direto com Deus (Gn.1:16, 3:8,9), sustento.

DEVERES: De Deus – ser o sustentador de todo o universo, inclusive do homem.
Do homem - não pecar, isto é, obediência perfeita à Deus (pacto de obras)

PENALIDADES: De Deus – não há, pois Deus é Deus, Ele jamais deixará de cumprir com sua aliança, Ele há mantém para todo sempre.
Do homem - morte física, morte espiritual (estar separado de Deus), morte eterna.

SELO OU TESTEMNHA: As árvores do conhecimento do bem e do mal e da vida.


Esse é o resumo do contrato estabelecido por Deus com Adão. E o primeiro homem, representante de todos os homens, quebra esse contrato, trazendo para si e para toda raça humana a penalidade por sua desobediência, que é a separação de Deus e conseqüentemente a morte.

O homem não cumpriu com sua parte; sofreu as conseqüências do seu erro e gerou uma raça sujeita por natureza ao pecado (Genesis 5:3 , Romanos 5:12). Deus de antemão, através de sua presciência, sabendo que o homem cairia, providenciou desde a eternidade um plano de redenção para o homem, mas esse plano precisava cumprir com toda a exigência de Deus ao estabelecer o primeiro contrato, ou seja, era preciso que fosse pago o preço da desobediência e o cumprimento do contrato com a obediência perfeita, satisfazendo assim a questão legal, no que se refere a justiça Divina.

E o plano de redenção está configurado na pessoa de Jesus Cristo, a aliança de Jesus Cristo com Deus também foi um pacto de obras. Pela obediência perfeita, Jesus cumpriu toda a lei e jamais pecou. Ao tomar o lugar do homem, morrendo na cruz do Calvário, cumpriu a exigência legal da penalidade da aliança adâmica (Romanos 5:19 , 8:1) e, ao vencer a morte ressuscitando, propiciou a geração de uma nova raça , com uma nova natureza não mais sujeita ao pecado (Romanos 6:3-4 , 2 Coríntios 5:17).
Por isso meu amado, saiba que a única forma que eu e você temos para nos reconciliarmos com Deus, é através de JESUS, não existe outra forma, não existe outro meio, outra saída, estamos condenados a morte porque somos pecadores, mas se aceitarmos o plano de salvação estabelecido pelo Próprio Deus, estaremos livres de qualquer tipo de condenação e ainda poderemos desfrutar da presença e do amor de Deus. Por isso abra seu coração para Jesus e permita que seja o seu Senhor e Salvador.


Caim e Abel (Genesis 4)

O capítulo quatro do Genesis nos conta a história do primeiro homicídio relatado na bíblia, um irmão tira a vida do outro por inveja, e nós podemos tirar algumas lições preciosas para nossa vida, a partir dessa triste história:


1—Deus aceita o melhor que nós podemos dar, mas Deus não aceita o pior, quando podemos dar o melhor.

“E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.” (Gen 4:3-4)


Caim poderia dar o melhor a Deus, Caim poderia trazer para Deus o melhor fruto do seu trabalho, mas ele simplesmente trouxe a Deus o fruto da terra e é exatamente assim que fazemos. Podemos dar o melhor, mas damos qualquer coisa para Deus, fazemos a obra de Deus de qualquer maneira, sem preparo, sem zelo, no improviso. Às vezes acontece de sermos chamados para fazer algo, mas simplesmente não fazemos, ou às vezes temos o dom e podemos exercer determinada função na Igreja, mas não fazemos ou deixamos de fazer.

Mas a obra quando é de Deus não para! Deus usa e capacita outras pessoas para fazer, aqueles que estão dispostos a dar o melhor para Deus, mesmo que esse melhor não signifique muito para os homens, mas certamente é de muito valor para Deus.
Deus honra aqueles que se dedicam em fazer o melhor para Ele.

Deus deseja e merece o melhor, dê o seu melhor para Deus e não se preocupe muito com que as pessoas irão pensar. Faça o melhor para Deus, importante é o que o Senhor pensa ao nosso respeito.

Mas às vezes acontecem dois problemas:

1º - O servo pensa que é bom demais, critica tudo, nada ta bom, só é bom quando ele faz, ou então relaxa e faz de qualquer maneira a obra, confiando em sua própria capacidade. Deus não gosta disso! Porque se tem alguma coisa de bom em nós é porque Deus nos concedeu, nós não somos nada sem Deus, por isso temos que trabalhar e nos dedicar, nos esforçar para fazer o melhor para Deus.

2º - Mas tem aqueles que acontecem o contrário, os que não se sente capaz de fazer a obra, acham que não tem dom nenhum, acham que sempre tem outro que pode fazer melhor, ficam com vergonha, preocupados com que os outros irão pensar, o que os outros irão reparar, o que irão dizer.

Deus também não gosta disso! Deus nos chamou para trabalhar para Ele e é o SENHOR quem nos dá capacidade para fazer a obra, confie em Deus e faça o melhor.

Foi exatamente isso que Abel fez, Abel pegou o melhor e ofertou a Deus ele não deu a sobra do seu tempo, a sobra do seu dinheiro, ele não deu a folga, ele não deu as horas que ele não precisava, ele não deu apenas o culto da noite, ele não deu apenas o dia de sol. Ele deu o melhor para Deus! Pois o seu coração estava em Deus!
Enquanto Caim deu o que sobrava, o seu coração não estava em agradar a Deus, por isso Caim foi rejeitado.

2 – Deus aceita o bem que nós podemos dar, mas Deus não aceita o mal que fazemos aos nossos irmãos

Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? (Gen 4:5-6)


A questão aqui não é que Deus aceitou a oferta de Abel porque ela era melhor do que a de Caim, não! Nada disso! Deus poderia ter aceitado as duas, se Caim tivesse dado de coração, Deus não promove competição entre os irmãos, não teria que haver competição, Deus não se agrada disso.

Deus não se agrada dessa história há eu vou fazer melhor do que o outro. Deus quer que façamos o bem e o melhor independente do outro, porque temos que fazer é para O Senhor!

Não tem que haver competição, tem que haver mutualidade, reciprocidade e ajuda!

Em 2 Coríntios 10:12-18 – “Porque não ousamos classificar-nos, ou comparar-nos com alguns, que se louvam a si mesmos; mas estes que se medem a si mesmos, e se comparam consigo mesmos, estão sem entendimento. Porém, não nos gloriaremos fora da medida, mas conforme a reta medida que Deus nos deu, para chegarmos até vós; Porque não nos estendemos além do que convém, como se não houvéssemos de chegar até vós, pois já chegamos também até vós no evangelho de Cristo, Não nos gloriando fora da medida nos trabalhos alheios; antes tendo esperança de que, crescendo a vossa fé, seremos abundantemente engrandecidos entre vós, conforme Para anunciar o evangelho nos lugares que estão além de vós e não em campo de outrem, para não nos gloriarmos no que estava já preparado. Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no SENHOR. Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, mas, sim, aquele a quem o Senhor louva.”

A obra não é nossa, a obra é de Deus, é Deus que faz a obra, e usa quem Ele quer para isso, nós não temos que nos comparar com ninguém, nem se engrandecer por nada, pois não somos nada, temos que glorificar a Deus e engrandecer a Deus.

Apóstolo Paulo não queria se comparar a ninguém, ele queria fazer o bem, ele queria fazer o melhor para Deus.

A obra de Deus não é disputa, mas sim união, a obra de Deus só cresce quando há união. A igreja de Jerusalém crescia porque seus membros tinham tudo em comum!

Deus deixa muito claro em sua palavra, que uma pessoa planta, outra rega, mas quem dá o crescimento é Deus, nós somos cooperadores de Deus!

E foi exatamente isso que faltou a Caim, ele não conseguia entender que o problema não estava em Abel ter dado o melhor. Mas o problema estava nele que não deu o seu melhor, porque o seu coração, a bem da verdade não estava em Deus. Faltou Caim entender que ele era importante demais para Deus, que Deus o amava muito, mas que Deus rejeitou a sua oferta porque ele não deu o melhor e seu coração não estava em fazer o Bem.

E por isso ele fez o mal maior ao seu Irmão e o tirou a vida!

3 - Deus aceita o coração arrependido, mas Deus não aceita o pecado de nossas mãos.

“Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.” (Gen 4:7-8)


Deus avisa para Caim que o pecado estava a porta e que ele precisava dominá-lo, ou seja, Deus estava dizendo para Caim: Caim se arrependa do seu pecado, se volte para mim, mas Caim não teve domínio, Caim escolheu o Pecado, escolheu matar o seu irmão. Deixou que a mágoa provocada pelo ciúme, entranhasse no seu coração.

Queridos temos que ter muito cuidado porque a obra do Senhor é coisa séria, as vezes damos brechas e tomamos atitudes que irão nos afastar da presença de Deus, não é preciso cometer um homicídio como Caim, para sair da presença de Deus, Mas as pequenas coisas, as pequenas atitudes que nos fazem pecar, nos afastam de Deus.
Caim escolheu fazer o mal e acabou tendo que viver longe da face do Senhor (17)

Nós podemos fazer ao contrário e escolher fazer o bem para Deus, para nossos irmãos e para nós mesmos.


ORAÇÃO

Pai, criador e sustentador do universo,
Aprendi que sou um pecador
e que a única forma de me reconciliar com o Senhor
é através do plano redentor configurado na pessoa de Jesus Cristo,
obrigado, pois o Senhor no seu infinito amor não permitiu que nós
seres humanos ficassem sem alternativa de salvação,
aprendi também que o Senhor merece o melhor de mim,
e eu preciso me esforçar para isso,
perdoa os meus pecados
e me ajuda a melhorar a cada dia
em nome de JESUS, amém.

Nenhum comentário: