SEJA BEM-VINDO EM NOME DE JESUS

Esse blog tem objetivo de divulgar a palavra de Deus através de estudos bíblicos .







Venha estudar comigo, mande sugestões de tema para juntos aprendermos da palavra de Deus.





Nesse momento estamos estudando o livro de apocalipse capítulo por capítulo, cada estudo sendo publicado uma vez por semana nas segundas-feiras!





quarta-feira, 14 de maio de 2008

O trabalho aceito por Deus!!!

Caim e Abel

O trabalho aceito por Deus!!!!


Será que eu como servo tenho oferecido a Deus um serviço que tem agradado o seu coração?

Como saber se o meu trabalho esta sendo aprovado e aceito por Deus?

Gênesis 4:1-8

1—Deus aceita o melhor que nós podemos dar, mas Deus não aceita o pior, quando podemos dar o melhor.

“E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.” (Gen 4:3-4)


Caim poderia dar o melhor a Deus, Caim poderia trazer para Deus o melhor fruto do seu trabalho, mas ele simplesmente trouxe a Deus o fruto da terra, e é exatamente assim que fazemos. Podemos dar o melhor, mas damos qualquer coisa para Deus, fazemos a obra de Deus de qualquer maneira, sem preparo, sem zelo, no improviso. Às vezes acontece de sermos chamados para fazer algo, mas simplesmente não fazemos, ou às vezes temos o dom e podemos exercer determinada função na Igreja, mas não fazemos ou deixamos de fazer.

Mas a obra quando é de Deus não para!!!! Deus usa e capacita outras pessoas para fazer, aqueles que estão dispostos a dar o melhor para Deus, mesmo que esse melhor não signifique muito para os homens, mas certamente é de muito valor para Deus.
Deus honra aqueles que se dedicam em fazer o melhor para Ele!!!

Deus deseja e merece o melhor, dê o seu melhor para Deus e não se preocupe muito com que as pessoas irão pensar. Faça o melhor para Deus, importante é o que o Senhor pensa ao nosso respeito.

Mas às vezes acontecem dois problemas:

- O servo pensa que é bom demais, critica tudo, nada ta bom, só é bom quando ele faz, ou então relaxa e faz de qualquer maneira a obra, confiando em sua própria capacidade. Deus não gosta disso!!!!! Porque se tem alguma coisa de bom em nós é porque Deus nos concedeu, nos não somos nada sem Deus, por isso temos que trabalhar e nos dedicar, nos esforçar para fazer o melhor para Deus.

- Mas tem aqueles acontece o inverso, são os que não se sente capaz de fazer a obra, acham que não tem dom nenhum, acham que sempre tem outro que pode fazer melhor, ficam com vergonha, preocupados com que os outros irão pensar, o que os outros irão reparar, o que irão dizer.

Deus também não gosta disso!!!!! Deus nos chamou para trabalhar para Ele e é o SENHOR quem nos dá capacidade para fazer a obra, confie em Deus e faça o melhor.

Foi exatamente isso que Abel fez, Abel pegou o melhor e ofertou a Deus ele não deu a sobra do seu tempo, a sobra do seu dinheiro, ele não deu a folga, ele não deu as horas que ele não precisava, ele não deu apenas o culto da noite, ele não deu apenas o dia de sol. Ele deu o melhor para Deus!!! O seu coração estava em Deus!!!

Enquanto Caim deu o que sobrava, o seu coração não estava em agradar a Deus, por isso Caim foi rejeitado.

Deus aceita o melhor que nós podemos dar, mas Deus não aceita o pior, quando podemos dar o melhor.

2 – Deus aceita o bem que nós podemos dar, mas Deus não aceita o mal que fazemos aos nossos irmãos

"Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? (Gen 4:5-6)"


A questão aqui não é que Deus aceitou a oferta de Abel porque ela era melhor do que a de Caim, não!!!! Nada disso, Deus poderia ter aceitado as duas, se Caim tivesse dado de coração, Deus não promove competição entre os irmãos, não teria que haver competição, Deus não se agrada disso!!!

Deus não se agrada dessa história, há eu vou fazer melhor do que o outro. Deus quer que façamos o bem e o melhor independente do outro, porque temos que fazer é para Ele!!!

Não tem que haver competição, tem que haver mutualidade, reciprocidade e ajuda!!!!!

Em 2 Coríntios 10:12-18 diz: – “Porque não ousamos classificar-nos, ou comparar-nos com alguns, que se louvam a si mesmos; mas estes que se medem a si mesmos, e se comparam consigo mesmos, estão sem entendimento. Porém, não nos gloriaremos fora da medida, mas conforme a reta medida que Deus nos deu, para chegarmos até vós; Porque não nos estendemos além do que convém, como se não houvéssemos de chegar até vós, pois já chegamos também até vós no evangelho de Cristo, Não nos gloriando fora da medida nos trabalhos alheios; antes tendo esperança de que, crescendo a vossa fé, seremos abundantemente engrandecidos entre vós, conforme Para anunciar o evangelho nos lugares que estão além de vós e não em campo de outrem, para não nos gloriarmos no que estava já preparado. Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no SENHOR. Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, mas, sim, aquele a quem o Senhor louva.”

A obra não é nossa, a obra é de Deus, é Deus que faz a obra, e usa quem Ele quer para isso, nós não temos que nos comparar com ninguém, nem se engrandecer por nada, pois não somos nada, temos que glorificar a Deus e engrandecer a Deus.

Apóstolo Paulo não queria se comparar a ninguém, ele queria fazer o bem, ele queria fazer o melhor para Deus.

A obra de Deus não é disputa, mas sim união, a obra de Deus só cresce quando há comunhão. A igreja de Jerusalém crescia porque seus membros tinham tudo em comum!!!

Deus deixa muito claro em sua palavra, que uma pessoa planta, outra rega, mas quem dá o crescimento é Deus, nós somos cooperadores de Deus!!! (1 Coríntios 3)

E foi exatamente isso que faltou a Caim, ele não conseguia entender que o problema não estava em Abel ter dado o melhor. Mas o problema estava nele que não deu o seu melhor, porque o seu coração, a bem da verdade não estava em Deus.
Faltou Caim entender que ele era importante demais para Deus, que Deus o amava muito, mas que Deus rejeitou a sua oferta porque ele não deu o melhor e seu coração não estava em fazer o Bem.

E por isso ele fez o mal e tirou a vida do seu Irmão!!!

Deus aceita o bem que nós podemos dar, mas Deus não aceita o mal que fazemos aos nossos irmãos.

3 - Deus aceita o coração arrependido, mas Deus não aceita o pecado de nossas mãos.

“Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.” (Gen 4:7-8)


Deus avisa para Caim que o pecado estava a porta e que ele precisava dominá-lo, ou seja, Deus estava dizendo para Caim: - Caim se arrependa do seu pecado, se volte para mim, mas Caim não teve domínio, Caim escolheu o pecado, escolheu matar o seu irmão. Deixou que a mágoa provocada pelo ciúme, entranhasse no seu coração.

Queridos temos que ter muito cuidado porque a obra do Senhor é coisa séria, as vezes damos brechas e tomamos atitudes que irão nos afastar da presença de Deus, não é preciso cometer um homicídio como Caim, para sair da presença de Deus, Mas as pequenas coisas, as pequenas atitudes que nos fazem pecar, nos afastam de Deus.
Caim escolheu fazer o mal e acabou tendo que viver longe da face do Senhor (17)

Nós podemos fazer ao contrário e escolher fazer o bem!!!
O bem para Deus, para nossos irmãos e para nós mesmos.

Amém
Que Deus abençoe esta palavra em nossos corações!!

Nenhum comentário: