SEJA BEM-VINDO EM NOME DE JESUS

Esse blog tem objetivo de divulgar a palavra de Deus através de estudos bíblicos .







Venha estudar comigo, mande sugestões de tema para juntos aprendermos da palavra de Deus.





Nesse momento estamos estudando o livro de apocalipse capítulo por capítulo, cada estudo sendo publicado uma vez por semana nas segundas-feiras!





segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

DEVOCIONAL

DEVOCIONAL

GENESIS 12

O chamado de Abrão

No capítulo 12 de Genesis começa a história de Abrão e com ele se inicia a história de Israel, não ainda como uma nação organizada, mas como a prefiguração daquela que seria a nação eleita, sacerdotal, instrumento de Deus para abençoar todas as outras nações.

Deus manda Abrão sair de sua casa, deixar sua parentela e partir para uma terra desconhecida, mas que Deus iria mostrá-lo. E esse homem de fé aceita o chamado e vai.

Deus então faz algumas promessas a Abrão e percebemos que o Senhor as cumpriu no decorrer da história, Deus prometeu fazer de Abrão uma grande nação (Israel), prometeu fazer famoso o seu nome e é impressionante como Abrão é conhecido e reconhecido nas três maiores religiões do mundo, o cristianismo, o judaísmo e o islamismo. Deus também prometeu abençoar todas as famílias da terra e essa promessa foi cumprida em Cristo Jesus. E ainda prometeu dar aos seus descendentes uma terra, a terra de Canaã.

O que é interessante dessas promessas, é que Abrão não viu nenhuma delas se cumprir, elas são realizadas a partir de sua descendência, na verdade Deus esta fazendo uma nova aliança com o homem e dessa fez com Abraão sendo o representante das nações (veremos isso com mais detalhe no capítulo 17 de Genesis).


Quando uma meia verdade se torna mentira


O capítulo doze ainda nos fala da fome que se instalou naquela região onde Abraão estava morando, então ele decidiu ir para o Egito, chegando lá, Abraão pediu para que Sarai não contasse para os egípcios que ela era sua esposa e sim sua irmã, com medo de que eles o matassem para ficar com ela. A bem da verdade, Sarai era irmã de Abraão (Genesis 20:12), mas também era esposa e quando eles omitem essa informação na verdade eles estão mentindo.

Faraó então toma Sarai para si e por isso Deus o puniu, juntamente com sua corte e isso quase trouxe grandes dificuldades para Abraão, pois Faraó furioso ao descobrir toda a verdade poderia muito bem, mandar matar o patriarca, mas pela misericórdia de Deus ele foi poupado e ainda saiu do Egito com muitos bens.

Aprendemos nessa passagem que meia verdade é uma mentira! E como toda mentira “tem pernas curtas”, mas cedo o mais tarde ela é descoberta e pode trazer grandes prejuízos. Por isso meu querido, precisamos buscar sempre falar a verdade, esse é o melhor caminho. Pense nisso!!!

ORAÇÃO

Pai, quero ti louvar, pois a promessa que tu fizeste a Abraão,
de abençoar todas as famílias da terra, alcançou eu e minha parentela,
através de Jesus Cristo, obrigado Senhor.

Ajude-nos há buscar o caminho da verdade, pois sabemos que esse caminho
é o que agrada o Senhor, perdoe as nossas “meias verdades”, pois aprendemos
que isso é mentira e sendo mentira também é pecado. Em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário: