SEJA BEM-VINDO EM NOME DE JESUS

Esse blog tem objetivo de divulgar a palavra de Deus através de estudos bíblicos .







Venha estudar comigo, mande sugestões de tema para juntos aprendermos da palavra de Deus.





Nesse momento estamos estudando o livro de apocalipse capítulo por capítulo, cada estudo sendo publicado uma vez por semana nas segundas-feiras!





sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

DEVOCIONAL

DEVOCIONAL

GENESIS 11

Bem irmãos, hoje irei postar apenas o comentário de Genesis onze e deixarei para amanhã o comentário de Genesis doze, devido a profundidade do texto que fala da torre de papel.


A TORRE DE BABEL


Antes de analisarmos o relato bíblico a respeito da torre de babel, acredito ser importante destacarmos que o livro de Genesis não está em ordem cronológica, vamos perceber se estudarmos esse livro, que por várias vezes os relatos não estão em ordem, às vezes ele destaca certos eventos na frente de um apanhado geral, como por exemplo, a história do primeiro homicídio, onde Caim mata seu irmão Abel (Genesis 4), para depois relatar a descendência de Adão (Genesis 5), nesse simples fato literário, esta explicado aquela pergunta que muitos fazem, com quem Caim casou? E o inverso também é verdadeiro, quando a bíblia traz um resumo histórico para depois destacar um evento especifico. E esse é o caso da Torre de Babel, pois no capítulo anterior de Genesis tem o relato da genealogia de Noé e lá está informado que os povos foram divididos segundos os seus clãs e suas línguas (Genesis 10:5,20,31). Bem, se no capitulo anterior já diz que os povos foram divididos segundo as suas línguas, como pode um capítulo posterior nos dizer que no mundo todo só existia um modo de falar? Isso se dá porque os relatos não estão em ordem cronológica.

Depois dessa explicação previa, vamos agora analisar o relato da torre de Babel, a bíblia diz assim:

1No mundo todo havia apenas uma língua, um só modo de falar. 2 Saindo os homens doa Oriente, encontraram uma planície em Sinear e ali se fixaram.3 Disseram uns aos outros: “Vamos fazer tijolos e queimá-los bem”. Usavam tijolos em lugar de pedras, e piche em vez de argamassa. 4 Depois disseram: “Vamos construir uma cidade, com uma torre que alcance os céus. Assim nosso nome será famoso e não seremos espalhados pela face da terra”.5 O SENHOR desceu para ver a cidade e a torre que os homens estavam construindo.6 E disse o SENHOR: “Eles são um só povo e falam uma só língua, e começaram a construir isso. Em breve nada poderá impedir o que planejam fazer. 7 Venham, desçamos e confundamos a língua que falam, para que não entendam mais uns aos outros”.8 Assim o SENHOR os dispersou dali por toda a terra, e pararam de construir a cidade. 9 Por isso foi chamada Babel, porque ali o SENHOR confundiu a língua de todo o mundo. Dali o SENHOR os espalhou por toda a terra.



Esse texto é muito interessante, pois nele conseguimos enxergar que o homem é vaidoso desde os primórdios, ele sempre teve a vontade de ser importante, de querer ter sucesso, ser o centro das atenções e nisso consiste o principal pecado do homem, foi por isso que Adão caiu! Afinal a serpente o seduziu lhe oferecendo a falsa esperança de ser igual a Deus.
Os homens queriam construir a torre e um dos seus motivos era ser famosos (Genesis 11:4). È interessante perceber que o ensino de Deus é exatamente ao contrário, Jesus certa vez disse: “ quem quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me (Mateus 16:24) , precisamos nos esvaziar, nos diminuir, para que Deus seja reconhecido em nossa vida, a medida que o homem abri mão do seu “eu”, ele sente mais necessidade de Deus, ele percebe que não é e não pode fazer absolutamente nada sem Deus. Mas é tão incrível perceber que no nosso meio (evangélico), existem pessoas que aparentam ter conhecimento de Deus e de sua palavra, mas são tão vaidosas, tão arrogantes, que pensam que são melhores que outras pessoas, eles são bons, eles são espirituais, eles fazem prodígios e maravilhas e o mais triste é perceber que esse tipo de gente arrasta multidões.

Outro motivo que levou a construção da torre é vontade do homem de alcançar o céu, pelo seu próprio esforço, parece que eles buscavam poder, talvez a intenção fosse não ser mais alcançado por um novo dilúvio, não acreditaram na promessa de Deus que não destruiria mais a terra por águas. Pobre homem, pensa que pode pelo seu próprio esforço prolongar a vida, pensa que pode alcançar a eternidade, mas a bíblia é muito clara, a única torre que pode alcançar os céus, é Jesus, Ele é o único meio de chegarmos a Deus, todas as vezes que o homem tenta fazer algo sozinho ele caminha para distante Deus, para desobediência e rebelião e foi exatamente isso que estava acontecendo, eles estavam desobedecendo a ordem de Deus de encher a terra.

Fico pensando se às vezes não temos o mesmo comportamento daqueles homens, será que nós também não desejamos ser reconhecidos e famosos? Será que não achamos que podemos ser merecedores do céu, pelo nosso caráter, pelas nossas boas ações? Será que não somos rebeldes também quando queremos realizar a nossa própria vontade em detrimento da vontade de Deus? Pense nisso!!!


ORAÇÃO

Pai, queremos seguir a orientação de Jesus,
Quando disse: quem quiser vir após mim,
negue-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.
Pois entendemos que não somos nada sem ti,
Por isso Pai, retire de nós toda a vaidade,
diminua o nosso eu, para que o senhor tem espaço em nossa vida
Essa oração que fazemos, em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário: